Flavia Moraes Arquitetura & Urbanismo
 
Av Jerônimo de Albuquerque, 2000
Moraes Center - Cohafuma
São luís-MA
http://flaviamoraes.arq.br
contato@flaviamoraes.arq.br
 

Responsabilidade Social: CASA de CORAÇÃO

Segunda-feira, 30 de Agosto de 2010

O QUE É, DE FATO,O LIFESTYLE?

por Julie Anne Caldas

 AbrascePortal do Shopping

ESPAÇOS ABERTOS OU FECHADOS? LUZ NATURAL OU ARTIFICIAL? PRAÇAS DE ALIMENTAÇÃO

OU SALÕES PRIVATIVOS DE ESTAURANTES? O QUE É, DE FATO,O LIFESTYLE?

COM A PALAVRA OS PROFISSIONAIS QUE DESENHAM OS SHOPPINGS BRASILEIROS 

Já não se fazem shoppings centers como antigamente. Até porque isso não é possível.

Os novos empreendimentos, especialmente no que diz respeito à construção, ao paisagismo e à arquitetura,

enfrentam os desafios de atender um consumidor mais exigente e com muitas alternativas,

 a leis mais severas e a um mercado que cresce e exige soluções diferenciadas.

Os caminhos para o sucesso passam, certamente, pela mudança de perfil dos empreendimentos.

Isso é nítido até fisicamente.

 Os profissionais que atuam no setor dizem que, na média, os shoppings estão menores

e mais próximos uns dos outros, favorecendo o consumidor das cidades grandes,

que precisa se deslocar menos para encontrar um bom centro de compras.

Também mudaram na funcionalidade, agora mais explorada por meio de complexos multiuso

 e empreendimentos que compreendem, além do shopping em si, prédios comerciais, residenciais e

até outros pontos de entretenimento. E, finalmente, no conceito, mais voltado ao bem estar,

procurando tirar o foco apenas das compras e provocar sensações de um lugar agradável para ficar,

passear, desfrutar.

 `Um shopping precisa ser um microcosmo de uma comunidade, com ruas, praças e atrações

que motivem o consumo. A cidade em que se localiza é a inspiração, mas, em seu espaço interno,

as restrições de planejamento, topografia e clima desaparecem, permitindo formas mais interessantes,

que estimulem o visual.` A afirmação é do peruano Bernardo Fort-Brescia, presidente de uma

 das maiores empresas de arquitetura mundiais, a Arquitectonica, que tem escritórios

em mais de dez países e um total de 200 milhões de metros quadrados construídos pelo mundo,

em projetos como complexos comerciais, centros de lazer, museus e, claro, shopping centers.

A empresa tem projetos implantados em metrópoles como Xangai, Hong Kong, Madri, Seul,

 Las Vegas, Miami, Nova York e São Paulo.

`NÃO É PORQUE O MODELO FAZ SUCESSO NOS ESTADOS UNIDOS QUE FARÁ AQUI.

O CONCEITO DE ESPAÇOS ABERTOS NÃO FUNCIONA NO BRASIL,

PELO CLIMA INSTÁVEL QUE TEMOS`,DIZ BOTTI

 Fort-Brescia assina o projeto e execução do JK Iguatemi, novo shopping do grupo IESC

que está sendo construído – dentro, claro, dos novos conceitos.`A estética passa a ser o foco, tanto

quanto a funcionalidade. A arquitetura do fluxo é importantíssima para facilitar ao cliente encontrar

as lojas que procura e, ao mesmo tempo, dar ênfase às lojas e restaurantes como agentes do

divertimento que é fazer compras. O shopping é o palco, as lojas, os atores, e os clientes,

os espectadores`, diz o arquiteto, traduzindo o trabalho que, no Brasil, é dividido com

o sócio-diretor Washington Fiúza.`O JK terá arquitetura moderna, eficiente e confortável,

com 80% de iluminação natural, duas grandes áreas verdes e um boulevard para pedestres,

além de cafés, restaurantes e teatros absolutamente abertos, interagindo com o público em um

complexo que abrigará, ainda, torres comerciais e residenciais`, adianta Fiúza.

O projeto é um exemplo do que os maiores grupos do setor têm buscado

em seus novos empreendimentos. `No nosso ponto de vista não existe inovação, mas, sim, uma

evolução acontecendo no mercado. Tanto os shoppings pequenos e novos quanto os grandes e antigos

estão se adequando a este conceito de lifestyle`, afirma Washington Fiúza.

`Sempre haverá espaço para filosofias diferentes, claro: os mais conservadores, os elitistas,

os estritamente comerciais; mas quem não se preocupar com o bem estar de seus

freqüentadores será deixado para trás. Projetos inovadores vão surgir ao lado de e em

frente a complexos já consolidados para disputar a concorrência, e uma não-atualização

 pode implicar, sim, em fracasso`, completa. Como exemplo, Fiúza cita a chegada do Salvador Shopping,

 bem ao lado do Iguatemi, há três décadas consolidado na capital baiana.

 

Veja a matéria na íntegra no link abaixo:

http://www.portaldoshopping.com.br/Revistainterna.asp?CodA=55&CodAf=72&CodC=4

Excelente artigo, para entendermos melhor o que acontecerá com a chegada

dos novos empreendimentos no setor aqui em São Luís.

Fica a dica!

Você também vai gostar de ler...

9:12. Por Flavia Moraes
Comentários (0)
Categorias: Arquitetura, Projeto, Tendências
Tags:, , ,

Domingo, 29 de Agosto de 2010

Nova Maison Louis Vuitton

  

 Com três andares, mais de 16.000 m² e um conjunto de obras de arte. 

A Nova Maison Louis Vuitton, fica na New Bond Street, um dos endereços mais exclusivos de Londres,

 e  não é uma loja comum, é um marco no varejo de luxo.

 Acredita-se que tenha custado mais de US $ 43 milhões, esta poderia ser a loja de luxo mais cara que já abriu em

termos de custo por metro quadrado. 

 

No interior da loja você passa por obras de arte,  todas colocadas casualmente 

como adereços de  visual merchandising.

 A Louis Vuitton chama de um ponto de encontro para a arte, a cultura e ao “retail”,

e esta é apenas a segunda loja com esse conceito. A original está em em Paris na Champs Élysées.

A loja de Londres, foi desenhado por Peter Marino, arquiteto de Nova York que se especializou em interiores para o

 varejo de luxo, já trabalhou para  marcas como Dior, Barneys New York, Chanel e DKNY, entre outras.

Um dos pontos altos do projeto da Maison são as portas de correr, nas paredes, que ficam constantemente

abrindo e fechando, e revelam bolsas diferentes.

Sem dúvida o endereço em Londres virou um marco no mundo.

Você também vai gostar de ler...

18:30. Por Flavia Moraes
Comentários (0)
Categorias: Arquitetura, Projeto
Tags:, , ,

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010

Spazzio Baby

 Aproveitando a chegada de vários baby´s  na família, vamos falar dos quartinhos mais fofos da casa!!!

Geralmente  pequenos, esses espaços precisam de uma boa dose de criatividade

para acomodar todos os móveis e objetos sem falar nos inúmeros brinquedos e

 nos pacotes e mais pacotes de fraldas…bom sei bem como é isso,

além de arquiteta também sou mãe da Pietra, e lembro bem

do milagre que foi projetar aquele pequeno quartinho…

Projeto quarto gêmeos por Flavia Moraes

A Spazzio Baby ( fica na  av. Daniel de La Touche) é uma loja especializada

em móves infantis, e foi projetada pelo nosso escritório.

 Lá estão montados vários quartos infantis assinados pela arquiteta Flavia Moraes,

além de toda linha de enxoval, papel de parede, e acessórios.

 

 Mais fotos no site:

www.flaviamoraes.arq.br

Você também vai gostar de ler...

16:35. Por Flavia Moraes
Comentários (0)
Categorias: Arquitetura, Projeto
Tags:, ,

Perfil

Arquitetura, Arte, Cinema, Música, Moda e afins...espero que gostem!
bjs,
Flavia Moraes

Busca

Posts

Categorias

Tags

Posts mais lidos

Blogroll

 

Agosto 2010
S T Q Q S S D
« Jul   Set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031